22 de fev. de 2010

Qualidade a serviço do Brasil


A equipe da diretora Tânia Regina Borges, do CIEP 488 Ezequiel Freire, em Itatiaia, mostrou que é um exemplo de sucesso em gestão. A unidade, única escolhida entre as escolas estaduais para receber o diploma de menção honrosa do Prêmio "Qualidade Rio" 2008, coleciona ainda outros dois títulos, referentes à etapa estadual do Prêmio de Referência em Gestão Escolar.

Com a premiação, a escola teve a oportunidade de fazer uma auto-avaliação, além de trabalhar com critérios de excelência propostos pelo programa. O resultado não poderia ser outro: um relatório com 100 páginas só de ações educacionais, motivo de orgulho e motivação para toda a equipe:

- O desempenho do CIEP Ezequiel Freire só é possível graças à integração da equipe e ao apoio de nossos parceiros. Possuímos uma unidade muito sólida, falamos todos a mesma língua, sob o prisma de uma gestão democrática e transparente. Acreditamos neste caminho como único e verdadeiro, com decisões mais acertadas. Se a escola está tendo sucesso é porque todos estão muito comprometidos – reconhece Tânia, professora que compõe a equipe gestora, ao lado de Viviane Fagundes, Angélica de Alvarenga e Eliara da Silva Paula.

Parcerias com entidades públicas e privadas e um sistema de gestão colegiada. Para completar, todas as decisões tomadas de forma democrática, após longos debates com a comunidade, alunos, professores e funcionários. Nada mal... Mas não é só essa a fórmula da liderança. O CIEP prioriza o aluno e sua inserção no mercado de trabalho. Assim, para garantir a empregabilidade da garotada, a equipe gestora investe em diversas inovações pedagógicas, o verdadeiro trunfo da gestão.
Festival de Talentos
- Integração Fest Jovem, Projeto Delegacia Legal e Polícia Militar, Apresentação de Jovens Talentos, Olimpíada Integrada do Ensino Fundamental e o grande sucesso do último sábado, a III Mostra Cultural do CIEP Brizolão 488 Ezequiel Freire. Cada qual realizada por professores de distintas matérias, sob a lógica da interdisciplinaridade. Buscamos a ponte entre teoria e prática, para que os números de evasão e repetência caiam com um ensino de qualidade – explica Tânia.

Os prêmios, além de garantirem maior visibilidade à escola, promovem a valorização do serviço público e estimulam a capacitação dos orientadores de gestão. “A escola cresce em qualidade”, comemora a diretora:

- A premiação é apenas o espelho de nossos esforços unidos em única direção: o aprendizado e a qualificação do aluno. Por isso, somos adeptos da pró-atividade como valor, somente assim podemos antever problemas e evitar falhas. Estamos sempre reciclando nossas ferramentas pedagógicas e capacitando nossos gestores. Incentivamos, inclusive, que o educador desenvolva talentos extras, vocações que acabam repercutindo em satisfação e maior qualidade. Buscamos explorar o que nossos profissionais oferecem como repertório - conclui.

O CIEP Ezequiel Freire atende a 1.300 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. Clique aqui e confira as ações pedagógicas que fazem da instituição uma das maiores lideranças nacionais em gestão escolar.

PQRio

O Programa Qualidade Rio é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) e funciona como instrumento de avaliação e reconhecimento de organizações em diversas esferas do governo, entre elas, a Educação. Entre as organizações públicas contempladas com PQRio estão também entidades do Exército, da Marinha e dos ministérios da Fazenda, das Comunicações, da Saúde, além de prefeituras e do próprio Governo do Estado.